sexta-feira, 11 de maio de 2007

japao




Tipos Étnicos Japoneses:
De acordo com o que se sabe nos dias de hoje, é extremamente incorreto, para não dizer preconceituoso, falar em raças para seres humanos, pois todos somos membros da mesma espécie, os homo sapiens. No entanto, existem biótipos diferentes, diferença esta que era muito mais clara em tempos passados, quando a mistura entre os povos não era tão acentuada. A grosso modo, podemos dizer que existem quatro biótipos básicos de seres humanos: negros, brancos, vermelhos e amarelos. Na realidade, até mesmo dentro desses biótipos principais existem pequenas variações que nós, historiadores, geógrafos, antropólogos, arqueólogos etc., classificamos como etnias. Uma etnia é normalmente caracterizada por um povo que se desenvolveu à partir de um mesmo grupo antigo; muitas vezes etnias vizinhas têm as mesmas características físicas, mas são denominadas diferentemente por causa de suas raízes históricas, arqueológicas e antropológicas. História do Japão nos períodos anteriores à chamada Era Meiji, quando de fato o país adentrou no cenário internacional, com o final do Shogunato e a restauração do poder Imperial.
Cultura e Sociedade:
A sociedade japonesa é vista pelo mundo como extremamente machista (as mulheres ainda hoje, mesmo realizando as mesmas funções de um homem, são pior remuneradas), além de cultuar a família, os ancestrais, seus deuses (do panteão xintoísta) e ter um caráter metódico de trabalho. Na realidade, a sociedade nipônica nem sempre foi assim. Já houve épocas em que mulheres foram Imperatrizes (ou tenno) e governaram a nação. Entretanto, uma série de transformações de cunho militar (as quais serão amplamente explicadas no decorrer do texto), seguidas de transformações religiosas, fizeram com que as mulheres fossem relegadas a um papel de coadjuvantes dos homens na sociedade. Este papel está, somente nos dias de hoje, sendo gradativamente anulado, com as mulheres conseguindo obter a igualdade em relação aos homens em muitos campos de atuação social. Entretanto, mesmo hoje não se pode dizer que a igualdade seja plena. Outros fatores que sempre nos chamam a atenção quando nos referimos ao Japão são a caligrafia diferente, a arquitetura peculiar, as artes e também os estilos de lutas marciais, em especial o Karatê e o Judô, mas também o Sumô, o Aikidô e outros.
A grande maioria das características japonesas foram profundamente influenciadas pelas relações dos nipônicos com a China e a Coréia, onde a civilização (como é entendida por nós, ou seja, com uma estrutura de governo central) era bem mais antiga. Existe inclusive uma teoria muito defendida e quase comprovada de que os primeiros reinos japoneses estavam sob o domínio ou da China ou da Coréia (à época dividida em dois Reinos: Silla e Paekche). Das relações com esses povos do continente vieram todos os principais preceitos da civilização japonesa, como a religião budista, a caligrafia, que ao longo dos séculos foi adaptada e transformada), mas que originalmente foi copiada da caligrafia chinesa por volta do século V da era Cristã, e muito do cerimonial da corte Chinesa. A arquitetura Japonesa também teve inspiração na de seus vizinhos. É óbvio que os japoneses não copiaram única e exclusivamente a arquitetura da China (assim como também não copiaram, pura e simplesmente, nenhuma das influências recebidas), mas foram influenciados, assim como os Romanos foram influenciados pelos Gregos. Também as artes marciais japonesas, ao que tudo indica, têm inspiração em outras artes mais antigas praticadas no continente. Por exemplo, o Karatê (Karate-Do, ou seja, Caminho da mão vazia (sem armas)) é uma provável evolução do Kung-Fu, há muito praticado na China.
As Religiões e Filosofias Nipônicas:
A respeito das religiões e filosofias do Japão, mais uma vez constatamos a impossibilidade de se dissociar o arquipélago do restante do oriente. Salvo a exceção do Xintoísmo, que, como veremos, foi realmente criado no Japão, as demais doutrinas (sendo religiões ou filosofias) instituídas no país vieram todas de fora. Veremos neste item algumas das principais religiões e filosofias nipônicas, sem querer dizer que outras além destas não tenham influenciado o Japão em determinadas épocas de sua História.

Nenhum comentário: