quinta-feira, 10 de maio de 2007

japao: cronologia


Cronologia:

POLITICAS E GUERRAS

Jimu Teno, imperador semilendário e pretenso descendente da Deusa do Sol. Segundo a tradição, foi o fundador da família imperial, no ano de 600 a.C.

Um viajante chinês relata, no ano de 238, que o Japão, era formado de pequenos estado, governados por mulheres.

Invasores mongolóides provêm da Ásia por volta de 250. Em breve firmam –se como a aristocracia do Japão.

Expande-se o estado japonês, de Quiuxu a religião de Iamoto, na ilha de Honxu.

A família Soga adquire o controle sobre a família imperial.

No ano de 552 a civilização chinesa começa a exercer acentuada influencia sobre o Japão.

O príncipe Xotoco é indicado herdeiro presuntivo do trono por Umaco, o todo-poderoso ministro Soga, no ano de 593.

A chamada primeira constituição japonesa é elaborada no ano de 604, pelo príncipe Xotoco.

A família Soga é apeada do poder durante um período de guerra civis.

Sobe ao trono o imperador Cotoco; a família Fujiuara começa a ascender.

Nara, a primeira capital permanece do Japão, é fundada no ano de 710.

Dóquio, ardiloso monge budista de grande influencia junto a Imperatriz Coquem, conspira sem êxito no sentido de destruir o poder do trono e tornar-se imperador.

Camu torna-se imperador do Japão e, no ano de 784, transfere a capital de Nara para Nagaoca.

Uma nova capital, Heiã-quio, é fundada pelo imperador Camu, no ano de 794, no local onde hoje se ergue a cidade de Quioto.

Após o regresso de uma embaixada japonesa, no ano de 838, as comunicações com a China são praticamente interrompidas ao estado de desordem em que se encontrava o império Tang.

O poder e a opulência do governo central do Japão começa a debilitar-se no inicio o século XI, isso porque os barões das províncias tornam-se cada vez mais independentes.

A poderosas famílias dos Taíra e dos Minamoto auxiliam o governo, dominados pelos Fujiuara, a manter a ordem nas províncias e a subjugar os piratas do mar Interior.

O imperador Go Sanjo sobe ao trono em 1068 e refreia o poderio dos fujiuara abdica em favor do filho, Xiracava, mas continua a governar na qualidade de imperador afastado.

A família Minamoto granjeia forte influencia junto à corte. Isso conduz a uma luta pelo poder, tratava entre as facções dos Minamoto e dos Taíra. Lavra a guerra em Quioto.

Em 1160, o líder Taíra, Quiiomori, assume o controle do governo central.

A facção dos Minamoto, chefiada por Ioritomo, esmaga os Taíra em 1185.

Minamoto Ioritomo começa a estruturar um governo com base no código de lealdade e serviço, dos samurais. Nomeia leais vassalos

Camacura torna-se a sede da ditadura militar de Ioritomo.

Ioritomo é designado primeiro Xógum do Japão, em 1192.

Os regentes Hojo dominam o xogunato após a morte de Ioritomo.

Cronologia:

ARTES:

Por volta de 1250 Nichiren funda a seita HOKKE, ou do Lótus, de caráter militante e intolerante. Profetiza desastres nacionais e seus ensinamentos não encontram discípulos.

Quioto ressurge como grande centro cultural, então sob forte influencia Zen.

O xógum Axicaga constrói palácios no bairro de muromachi, e se torna patrono das artes.

O Teatro no desenvolve-se a partir de formas populares de entretenimento, tornando-se um tipo requintado de arte dramática.

Em 1394 Axicaga Toshimitsu ergue o pavilhão dourado e cria seu jardim

O pavilhão de prata é construído por Axicaga Toximasa, em 1479. Na na sala de chá desse pavilhão Ioximasa e seus convidados elaboram um ritual da cerimônia do chá.

Sexu aperfeiçoa a técnica japonesa da pintura a nanquim, refletindo em sua obra os princípios Zen da simplicidade e da contenção .

Missão jesuíta chefiada por S. Francisco Xavier desembarca no Japão em 1549, sendo-lhe dada a permissão para pregar o cristianismo e realizar conversões.

Nagasáqui torna-se as sede dos jesuítas, e também um porto para os navios mercantes portugueses.

Durante o governo de Hideióxi, o florescimento da arte e da arquitetura Momoiama, de caráter exagerado e vistoso, reflete um menor interesse pelos princípios estéticos Zen.

Hideióxi ordena a expulsão dos jesuítas do Japão, em 1587, mas o decreto de expulsão não é aplicado.

Missionários franciscanos chegam ao Japão, provenientes das Filipinas, então ocupadas pelos espanhóis.

Em 1597 Hideióxi executa seis franciscanos e alguns de seus adeptos, e destrói varias igreja.

Tocugava Ieiasu ordena a todos os missionários que saiam do Japão. Muitos o fazem, ao passo que outros passam a viver na clandestinidade.

O Xógun Ieiasu inaugura um período de intensas perseguições, durante o qual milhares de cristãos sofrem o martírio.

A cultura japonesa desenvolve-se em completo isolamento, e inclui modalidades de arte como o teatro Kabuki

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