quinta-feira, 17 de maio de 2007

EGITO

A ESCRITA

Os Egípcios adotaram várias formas de escrita. Os hieróglifos eram utilizados nos monumentos. A escrita hierática era usada pra escrever sobre o papiro, e a demótica era um aperfeiçoamento da hierática.

PAPIROS

Os papiros eram os papeis da antigüidade. Apesar de aparência frágil, duraram milhares de anos e sua conservação nos trouxe muito da vida existente naquela época. Os escribas desenhavam os hieróglifos (alfabeto egípcio), nos papiros e paredes.

AS CIÊNCIAS

No Egito, as ciências se desenvolveram devido às necessidades práticas.
O calendário egípcio era solar, tinha 365 dias, com doze meses de 30 dias, além de cinco dias adicionados no fim do ano. O início do ano era determinado pelo dia do nascimento da estrela Sothis (Sírius) que devia coincidir com o primeiro dia da inundação de Mênfis, e por isso, havia uma grande defasagem no calendário egípcio.
O calendário egípcio aperfeiçoado em 238 a.C., revisto em 1582 pelo papa Gregório XIII, e é o que adotamos atualmente.
Na matemática, houve grande desenvolvimento da aritimética e da geometria. O progresso da geometria pode ser comprovado pela perfeição das pirâmides.

Os egípcios desenvolveram importantes conhecimentos na aritimética, na astronomia, na química, e na saúde também. Afim de resolver problemas práticos do dia-a-dia.
As manifestações artisticas estavam voltadas para a glorificação dos deuses e dos faraós, dentre as construções destacavam-se piramides e os templos do deuses.

Como eram feitos os embalsamentos


De um rico: tiram-lhe, primeiro, o cérebro, fazem em seguida uma incisão no ventre com uma pedra cortante da Etiópia. Tiram os intestinos, que são lavados, enchem seguidamente o veentre de mirra, de canela e de outros perfumes, cosem cuidadosamente. Salgam o corpo e cobrem-no de natrão durante 70 dias. Acabando este prazo, lavam o corpo e envolvem-no inteiramente em faixas de linho.
De um pobre: Desinfetam os intestinos, metem-no no sal durante 70 dias; entregam o corpo.

AS ARTES

O principio

Os motores da arte egípcia foram, principalmente, a religião e as crenças características desse povo no que diz respeito ao além túmulo...
A arquitetura egípcia destacou-se por suas obras colossais, especialmente os templos e as pirâmides.

Uma das 7 maravilhas do mundo antigo, são as únicas sobrevivente. Foram construidas por volta de 2.690 a.C. As 3 mais celebres ocupavam uma área de 129.000M². Se infilerassemos os blocos de granito das três, eles dariam a volta ao mundo.

As mastabas eram construções de tijolos ou pedra. Destinavam-se a servir de túmulos para os altos funcionários e se localizavam nas imediações das grandes pirâmides.

Em relação à escultura, observamos o convencionalismo e a rigidez.
As estátuas egípcias apresentam posição ereta e de frente, apoiando-se sobre os dois pés.
Ja na pintura, observamos: a carência de perspectiva, cabeças de perfil, olhos de frente, perna e pés de perfil e tronco de frente.

MESQUITAS

A Mesquita de Al-Azhar, fundada em 972, foi a primeira Universidade Islâmica do mundo e logo tornou-se o centro intelectual dos islamismo. Somente na Cidade do Cairo existem mais de 500 mesquitas.

ESCARAVELHO

O escaravelho é o bessouro sagrado egípcio.É considerado um símbolo de sorte por nascer entre as fezes de camelo no calor do deserto.

MORADIAS EGÍPCIAS

As moradias do Antigo Egito eram feito com barro de Nilo, material resistente para a construção de casa. As moradias eram retangulares com um pequeno pátio e pequenas escadas, conduzindo a um telhado sustentado por vigas de palmeira. Os mais ricos tinhas em suas cadas paredes decoradas e banheiros com cerâmica.

TAMAREIRA

A tamareira, árvore egípcia demora de 150 a 200 anos para dar seu primeiro fruto. Significa que se você plantar hoje uma tamareira, provavelmente só o seu tataraneto colherá a primeira tâmara.

Bruna Finger
Bruna Luana
Bruna Wiltgen
Grasiela
Letícia
Sabrina
Mauricio Klaus

Nenhum comentário: