quinta-feira, 17 de maio de 2007

CHINA_OS IDEOGRAMAS DA CHINA( ALINE, MARLON,JONATAS,DIEGO R. E MAURICIO C.)


os ideogramas da China
Os ideogramas chineses surgiram há cerca de 4500 anos atrás. Com o passar dos anos, no entanto, foram se simplificando. Durante a Revolução Chinesa, foi criado uma versão simplificada dos ideogramas que hoje é utilizada na China e em Singapura, enquanto a versão tradicional é utilizado em Taiwan, Hong Kong.
O ideograma chinês é chamado de Hanzi (kanji em japonês). Esses ideogramas é também usado em parte pelos idiomas japonês e coreano.
Ao contrário do nosso alfabeto latino, onde a letra identifica um som mas não dá qualquer informação sobre seu significado, em chinês cada ideograma tem um significado, mas não um som. Ou seja, a não ser que você saiba o som de um ideograma, você não pode saber qual é o som apenas olhando para ele, mas pode saber o significado. Isso faz com que os vários dialetos possam ler um mesmo texto, mesmo que sua pronúncia seja diferente. Cada ideograma chinês normalmente corresponde a uma sílaba.
Os ideogramas chineses se originaram de desenhos. No entanto, milhares de anos depois, apenas alguns poucos ainda guardam alguma semelhança, como o caractere para árvore, por exemplo: (mù).
Antigamente os caracteres eram escritos somente verticalmente, de cima para baixo. Hoje, os ideogramas chineses podem ser escritos horizontalmente, da esquerda para direita como nos idiomas ocidentais.

Nenhum comentário: