quinta-feira, 26 de abril de 2007

():::::[;;;;;;;;>Persas<;;;;;;;;;]::::::()

A Pérsia está situada entre a Mesopotâmia, o Golfo Pérsico e o Oceano Índico, a Índia e o Turquestão, na Ásia Central. Seu clima é seco e quente.E eles ealtos, bons cavaleiros, valentes. Dedicavam-se à agricultura e ao pastoreio. Trabalhavam o cobre, o bronze e o ouro.
ram

No século VIII a.C. os assírios, no apogeu do seu militarismo, dominaram os medos. As tribos, distintas e vencidas, uniram-se na luta contra o invasor.

REIS - Segundo a tradição, Déjoces foi o primeiro rei medo . Ciáxares (625 a 585 a.C.), com um exercito bem armado e disciplinado, impôs o seu domínio aos persas e tentou aniquilar o poderio assírio.


Ciro o grande (560 a 529 a.C.). Segundo a tradição, Ciro o fundador do Império Persa, era neto de Astíages e filho da princesa Mandane, casada com Combises, príncipe persa. Educado por pastores, tornou-se posteriormente guerreiro. Notável administrador, recebeu o titulo de "rei do mundo" Fundou Pasárgada.E tambem estabeleceu um sistema de correios.

Suas conquistas militares mais notáveis foram:


Reino da Média
Reino da Lídia, onde se apoderou da fabulosa riqueza do rei Creso, nomeado seu conselheiro;
Babilônia, onde foi auxiliado pelos aristocratas, sacerdotes e mercadores babilônicos, que lhe abriram as portas da cidade. Os cativos foram libertados;
Cidades Gregas do litoral do Mar Egeu.

Ciro morreu em 529 a.C. combatendo os massagetas, nômades da Ásia Central.

Dario I, o Grande (521 a 485 a.C.) Filho de Histaspes, conselheiro de Ciro, foi notável administrador e guerreiro. Venceu a Trácia e a Macedônia. Formou uma satrapia na região ocidental do Rio Indo. Combateu os gregos na primeira guerra média. Realizou grandes obras administrativas, entre as quais:

Pacificou e reorganizou o Império, Dividindo-o em satrapias para facilitar a administração;
Cunhou moedas de ouro;
Construiu estradas que ligavam as satrapias às cidades onde residia o soberano. A "estrada real" entre Sarde e Susa tinha 2500 km;
Aperfeiçoou o sistema de correios.



A decadência ocorreu em virtude das:

Guerras contínuas;
Grande extensão do Império;
A incapacidade dos sucessores de Dario I;
I ntrigas palacianas.



Nomes:Jonathan Saldanha,Priscila, Marta, Glaucea

Nenhum comentário: