quinta-feira, 26 de abril de 2007

():::::[;;;;;;;;>Persas<;;;;;;;;;]::::::()

A Pérsia está situada entre a Mesopotâmia, o Golfo Pérsico e o Oceano Índico, a Índia e o Turquestão, na Ásia Central. Seu clima é seco e quente.E eles ealtos, bons cavaleiros, valentes. Dedicavam-se à agricultura e ao pastoreio. Trabalhavam o cobre, o bronze e o ouro.
ram

No século VIII a.C. os assírios, no apogeu do seu militarismo, dominaram os medos. As tribos, distintas e vencidas, uniram-se na luta contra o invasor.

REIS - Segundo a tradição, Déjoces foi o primeiro rei medo . Ciáxares (625 a 585 a.C.), com um exercito bem armado e disciplinado, impôs o seu domínio aos persas e tentou aniquilar o poderio assírio.


Ciro o grande (560 a 529 a.C.). Segundo a tradição, Ciro o fundador do Império Persa, era neto de Astíages e filho da princesa Mandane, casada com Combises, príncipe persa. Educado por pastores, tornou-se posteriormente guerreiro. Notável administrador, recebeu o titulo de "rei do mundo" Fundou Pasárgada.E tambem estabeleceu um sistema de correios.

Suas conquistas militares mais notáveis foram:


Reino da Média
Reino da Lídia, onde se apoderou da fabulosa riqueza do rei Creso, nomeado seu conselheiro;
Babilônia, onde foi auxiliado pelos aristocratas, sacerdotes e mercadores babilônicos, que lhe abriram as portas da cidade. Os cativos foram libertados;
Cidades Gregas do litoral do Mar Egeu.

Ciro morreu em 529 a.C. combatendo os massagetas, nômades da Ásia Central.

Dario I, o Grande (521 a 485 a.C.) Filho de Histaspes, conselheiro de Ciro, foi notável administrador e guerreiro. Venceu a Trácia e a Macedônia. Formou uma satrapia na região ocidental do Rio Indo. Combateu os gregos na primeira guerra média. Realizou grandes obras administrativas, entre as quais:

Pacificou e reorganizou o Império, Dividindo-o em satrapias para facilitar a administração;
Cunhou moedas de ouro;
Construiu estradas que ligavam as satrapias às cidades onde residia o soberano. A "estrada real" entre Sarde e Susa tinha 2500 km;
Aperfeiçoou o sistema de correios.



A decadência ocorreu em virtude das:

Guerras contínuas;
Grande extensão do Império;
A incapacidade dos sucessores de Dario I;
I ntrigas palacianas.



Nomes:Jonathan Saldanha,Priscila, Marta, Glaucea

japao

Cronologia:japao:diego,rodrigo,daniel,rafael.




Por volta de 1250 Nichiren funda a seita HOKKE, ou do Lótus, de caráter militante e intolerante. Profetiza desastres nacionais e seus ensinamentos não encontram discípulos.

Quioto ressurge como grande centro cultural, então sob forte influencia Zen.
O xógum Axicaga constrói palácios no bairro de muromachi, e se torna patrono das artes.
O Teatro no desenvolve-se a partir de formas populares de entretenimento, tornando-se um tipo requintado de arte dramática.
Em 1394 Axicaga Toshimitsu ergue o pavilhão dourado e cria seu jardim



O pavilhão de prata é construído por Axicaga Toximasa, em 1479. Na na sala de chá desse pavilhão Ioximasa e seus convidados elaboram um ritual da cerimônia do chá.
Sexu aperfeiçoa a técnica japonesa da pintura a nanquim, refletindo em sua obra os princípios Zen da simplicidade e da contenção .




Missão jesuíta chefiada por S. Francisco Xavier desembarca no Japão em 1549, sendo-lhe dada a permissão para pregar o cristianismo e realizar conversões.
Nagasáqui torna-se as sede dos jesuítas, e também um porto para os navios mercantes portugueses.

Durante o governo de Hideióxi, o florescimento da arte e da arquitetura Momoiama, de caráter exagerado e vistoso, reflete um menor interesse pelos princípios estéticos Zen.
Hideióxi ordena a expulsão dos jesuítas do Japão, em 1587, mas o decreto de expulsão não é aplicado.
Missionários franciscanos chegam ao Japão, provenientes das Filipinas, então ocupadas pelos espanhóis.
Em 1597 Hideióxi executa seis franciscanos e alguns de seus adeptos, e destrói varias igreja.

Tocugava Ieiasu ordena a todos os missionários que saiam do Japão. Muitos o fazem, ao passo que outros passam a viver na clandestinidade.

O Xógun Ieiasu inaugura um período de intensas perseguições, durante o qual milhares de cristãos sofrem o martírio.

A cultura japonesa desenvolve-se em completo isolamento, e inclui modalidades de arte como o teatro Kabuki
Cronologia:

POLITICAS E GUERRAS
Jimu Teno, imperador semilendário e pretenso descendente da Deusa do Sol. Segundo a tradição, foi o fundador da família imperial, no ano de 600 a.C.
Um viajante chinês relata, no ano de 238, que o Japão, era formado de pequenos estado, governados por mulheres.
Invasores mongolóides provêm da Ásia por volta de 250. Em breve firmam –se como a aristocracia do Japão.
Expande-se o estado japonês, de Quiuxu a religião de Iamoto, na ilha de Honxu.

A família Soga adquire o controle sobre a família imperial.
No ano de 552 a civilização chinesa começa a exercer acentuada influencia sobre o Japão.
O príncipe Xotoco é indicado herdeiro presuntivo do trono por Umaco, o todo-poderoso ministro Soga, no ano de 593.
A chamada primeira constituição japonesa é elaborada no ano de 604, pelo príncipe Xotoco.
A família Soga é apeada do poder durante um período de guerra civis.
Sobe ao trono o imperador Cotoco; a família Fujiuara começa a ascender.

Nara, a primeira capital permanece do Japão, é fundada no ano de 710.
Dóquio, ardiloso monge budista de grande influencia junto a Imperatriz Coquem, conspira sem êxito no sentido de destruir o poder do trono e tornar-se imperador.
Camu torna-se imperador do Japão e, no ano de 784, transfere a capital de Nara para Nagaoca.

Uma nova capital, Heiã-quio, é fundada pelo imperador Camu, no ano de 794, no local onde hoje se ergue a cidade de Quioto.
Após o regresso de uma embaixada japonesa, no ano de 838, as comunicações com a China são praticamente interrompidas ao estado de desordem em que se encontrava o império Tang.
O poder e a opulência do governo central do Japão começa a debilitar-se no inicio o século XI, isso porque os barões das províncias tornam-se cada vez mais independentes.
A poderosas famílias dos Taíra e dos Minamoto auxiliam o governo, dominados pelos Fujiuara, a manter a ordem nas províncias e a subjugar os piratas do mar Interior.
O imperador Go Sanjo sobe ao trono em 1068 e refreia o poderio dos fujiuara abdica em favor do filho, Xiracava, mas continua a governar na qualidade de imperador afastado.
A família Minamoto granjeia forte influencia junto à corte. Isso conduz a uma luta pelo poder, tratava entre as facções dos Minamoto e dos Taíra. Lavra a guerra em Quioto.
Em 1160, o líder Taíra, Quiiomori, assume o controle do governo central.
A facção dos Minamoto, chefiada por Ioritomo, esmaga os Taíra em 1185.
Minamoto Ioritomo começa a estruturar um governo com base no código de lealdade e serviço, dos samurais. Nomeia leais vassalos
Camacura torna-se a sede da ditadura militar de Ioritomo.
Ioritomo é designado primeiro Xógum do Japão, em 1192. Os regentes Hojo dominam o xogunato após a morte de Ioritomo.
Hebreus!
As civilizações antigas cresceram na palestina,numa região cercadas pelas sirias,pela fenicia , e pelos desertos da Arábia.O território´era cortado pelo rio jordão.

Fenícios


Locazização:
Os fenícios eram semitas e habitavam uma estreita faiza de terra na Ásia anterior entre o mar mediterrâneo e as montanhas do Líbano e ant-Líbano.

segunda-feira, 23 de abril de 2007

CHINA

Cronologia Chinesa(Economia):
ECONOMIA:


A República Popular da China se auto-intitula um Estado socialista com sistema econômico de socialismo de mercado, o que significa uma economia de mercado onde a iniciativa do Estado se sobrepõe à iniciativa privada. Esse peculiar sistema econômico, chamado erroneamente de "capitalismo", tem sido uma das principais causas do acelerado crescimento que a economia chinesa conheceu nas últimas décadas. A economia da China já é a 4ª mais poderosa do planeta (atrás apenas dos EUA, Japão e Alemanha), tendo a maior taxa de crescimento anual entre os países com mais de 100 milhões de habitantes (com a incrível marca de 10% ao ano). A China investe maciçamente em tecnologia e já possui um dos maiores e mais poderosos parques industriais do mundo, com uma produção diversificada que vai muito além das "bugigangas" exportadas pelos chineses por todo o mundo.

ALINE, MARLON, DIEGO, JONATHAN, MAURÍCIO

CHINA

Continuação da Cronologia Chinesa:


População


A China é o país mais populoso do mundo. Em fins de 2002, a população do país era de 1.284.530.000 habitantes sem incluir a das Regiões Administrativas Especiais de Hong Kong e Macau e a da província de Taiwan, ocupando cerca de um quinto da população mundial.
A China também é um dos países com grande densidade populacional (135 pessoas por quilômetro quadrado). Porém, a distribuição populacional do país é desequilibrada, nas regiões litorais, há mais de 400 pessoas em um quilômetro quadrado; nas regiões do centro, cerca de 200 pessoas, e nos planaltos do oeste, menos de 10 pessoas.
Atualmente, a expetativa de vida média da população chinesa é 71,40 anos(9,63 anos para os homens e 73,33 anos para as mulheres), 5 anos mais alto que a do mundo, 7 anos mais alto que a dos países e regiões em desenvolvimento, mas 5 anos mais baixo que a dos países e regiões desenvolvidos.




Etnias Chinesas


A China é um país onde se misturam culturas e costumes diferentes. Existem 56 etnias na China, distribuídas em todas áreas da China. Entre todas as etnias, a Han é a maior (cerca de 92% da população).
Até hoje, 53 das 55 etnias minoritárias têm suas próprias línguas.




China: que país é este?
Nome Oficial: República Popular da China
Capital: Pequim
Idioma: mandarim e dialetos regionais
Religião: ateísmo(74%), crenças populares(20%), budismo(6%) e islamismo(2,4%)
Moeda: iuan
Área total: 9.536.499km²
População: 1,2 bilhão de habitantes
Cidades principais: Xangai, Pequim, Tianjin, Shenyang



ALINE, MARLON, DIEGO, JONATHAN, MAURÍCIO

EGITO


Sociedade

No Egito, a sociedade se dividia em algumas camadas, cada uma com suas funções bem definidas. Nessa sociedade a mulher tinha grande prestígio e autoridade.

Pirâmide social do Egito Antigo:
Faraó
Sacerdotes
Nobres
Escridas
Guerreiro
Comerciantes e artesões
Operários e camponeses
Escravos
Os Faraós eram Reis e Deuses
No topo da pirâmide vem o faraó, com poderes ilimitados. Isso porque ele era visto como uma pessoa sagrada, divina, e aceito como filho de deus ou como o próprio dês. É o que se chama de governo teocrático, isto é, governo em nome de deus.O faraó era um rei todo-poderoso, proprietário do país inteiro. Os campos, os desertos, as minas, s rios, os canais, os homens, as mulheres, o gado e todos os animais – tudo lhe pertencia. Ele era ao mesmo tempo rei, juiz, sacerdote, tesoureiro, general. Era ele que decidia e dirigia tudo, mas, não podendo estar em todos os lugares, distribuía encargos para centenas de funcionários eu o auxiliavam na administração do Egito. A sagrada figura do faraó era elemento básico para a unidade de todo o Egito. O povo via no faraó a sua própria sobrevivência e esperança de sua felicidade.
Os Sacerdotes
Os sacerdotes tinham enorme prestígio e poder, tanto espiritual quanto material, pois administravam as riquezas e os bens dos grandes e ricos templos. Eram também sábios do Egito, guardadores dos segredos das ciências e dos mistérios religiosos relacionados com seus inúmeros deuses.
A Nobreza
A nobreza era formada por parentes do faraó, altos funcionários e ricos senhores de terras.
Os Escribas
Os escribas, provenientes das famílias ricas e poderosas, aprendiam a ler e a escrever e se dedicavam a registrar, documentar e contabilizar documentos e atividades da vida do Egito.
O guerreiros
Os guerreiros lutavam.
Os artesãos e Comerciantes
Os artesãos trabalhavam especialmente para os reis, para a nobreza e para os templos. Faziam belas peças de adorno, utensílios, estatuetas, máscaras funerárias Trabalhavam muito bem com madeira, cobre, bronze, ferro, ouro e marfim. Já os comerciantes se dedicavam ao comércio em nome dos reis e nobres ou em nome próprio, comprando, vendendo ou trocando produtos com outros povos, como cretenses, fenícios, povos da Somália, da Síria, da Núbia, etc. O comércio forçou a construção de grandes barcos cargueiros.
Os Camponeses
Os camponeses formavam a maior parte da população. Os trabalhadores dos campos eram organizados e controlados pelos funcionários do faraó, pois todas as terras eram do governo. As cheias do Nilo, os trabalhos de irrigação, semeadura, colheita e armazenamento dos grãos, obrigavam os camponeses a trabalhos pesados e mal remunerados. O pagamento geralmente era feito com uma pequena parte dos produtos colhidos e apenas o suficiente para sobreviverem. Viviam em cabanas humildes e vestiam-se de maneira muito simples. Os camponeses prestavam serviço também nas terras dos nobres e nos templos. O Egito ra essencialmente agrícola, pois não sobrava terra e vegetação suficiente para criar muitos rebanhos. À custa da pobreza dos camponeses era cultivado trigo, lentilhas, árvores frutíferas e videiras. Faziam pão, cerveja e vinho. O Nilo oferecia peixes em abundância.
Os Escravos
Os escravos eram, na maioria, capturados entre os vencidos nas guerras. Foram duramente forçados ao trabalho nas grandes construções, como nas pir6amides, por exemplo.
Bruna Finger
Bruna Luana
Bruna Wiltgen
Graziela
Letícia Oliveira Rodrigues
Sabrina Gonçalvez
Mauricio Klaus

EGITO

Cronologia do Antigo Egito


Quadro Cronológico


6500 a.C.
Paleolítico tardio

4500 a.C.
Badarian(Vale do Nilo)
Merinda(delta)
Faiyum

4000 a.C.
Naqada I
(vale do Nilo)

3500 a.C.
Naqada II
(Vale do Nilo)
Maadi
el-Omari
(região menfta)

3100 a. C.
Fundação do Estado Egípcio(finais do Naqada II)
c.3050
Período dinástico primitivo
2920- 2575
(1.ªDinastia)
(2.
ªDinastia)
(3.
ªDinastia)

2500 a.C.
Império Antigo 2575-2134
4.ªDinastina 2575-2465
5
Dinastina 2465-2323
6Dinastina 2323-2150
1º Período intermédio 2134-2040
9.ª-10.ª dinastias
(Heracleópolis) 2134-2040
11.ª dinastia (tebas) 2134-2040




2000 a.C;
Império Médio 2040-1640
11.ª dinastia (todo Egito) 2040-1991
12.ª Dinastia*1991-1783
13.ª Dinastia 1783-depois de 1640
2.º período intermédio 1640-1532
15
.ª Dinastia (Hicsos) 1640-1532
17.ª Dinastia (Tebas) 1640-1550




1500 a.C.
12
.ª Dinastia 1550-1307
Período de Amarna 1352-1333
19.ª Dinastia 1307-1196
20.ª Dinastia 1196-1070
3.º Período Intermedio 1070-712
21
.ª Dinastia 1070-945


1000 a.C;
22
.ª Dinastia 945-712
23
.ª Dinastia 828-712
24
.ª Dinastia 727-712
25.ª Dinastia (Núbia e região de Tebas) 770-712
Período tardio 712-332
25.ª Dinastia (Núbia e todo o Egito) 712-657
26.ª Dinastia* 664-525





500 a.C.
27
.ª Dinastia (persa) *525-404
28
.ª Dinastia *404-*399
29
.ª Dinastia *399-*380
30.ª Dinastia *380-*343
2º Período persa *343-*332
Período greco-romano *332-*395 d.C.

Dinastia macedónia *332-*304
Conquista persa do Egito (525 a.C.).

Dinastia ptolomaica *304-30 a.C.


d.C.
Imperadores romanos *30 a.C.-395 d.C.
Período Bizantino *395-*640






Bruna Finger
Bruna Luana
Bruna Wiltgen
Graziela
Letícia
Sabrina
Mauricio Klaus

China





Mapa e pequena Cronologia da China:
Os Chineses
Os chineses tiveram, no extremo oriente um desenvolvimento isolado. A China é habitada desde os tempos mais distantes, tendo sido povoada por indivíduos da idade paleolítica.

Foi entre 1050 a 256 A.C. que a história chinesa praticamente teve início, com a dinastia dos Toheú(terceira dinastia). Nessa época, a China estava dividida em feudos, governados por príncipes poderosos, que guerreavam constantemente entre si.

Tal situação foi modificada no século III A.C. ao Cheng-Van proclamar-se imperador, adotando o nome de Chi-Hoong Ti deve-se a ele a abolição do feudalismo e o término da construção da grande Muralha. Empreendeu também a conquista de estados vizinhos que foram anexados ao país. Depois de sua morte, houve a revolta dos príncipes que haviam respeitado sua autoridade. Voltou-se ao estado anterior, e qual se manteve até 202 A.C., quando a dinastia dos Hans foi fundada por Liu-pong.
ALINE, MARLON, DIEGO, JONATHAN, MAURÍCIO

EGITO

Geografia
do
Egito

O Egito antigo localizava-se ao nordeste da África. Limita-se ao norte com o Mar mediterrâneo; ao sul com o deserto da Núbia; a leste com o Mar Vermelho e a oeste com o deserto da Líbia.Os antigos egípcios dividiram sua terra em duas partes, o Alto Egito e o Baixo Egito. Alto e baixo não se referem a norte e sul; esses termos relacionam-se ao curso do Nilo e a elevação da terra. O Alto Egito é a região sul e tem esse nome porque está mais perto da nascente do Nilo, ou rio acima, e, portanto, em terreno mais alto. O Baixo Egito consiste basicamente na região do delta do Nilo e leva esse nome porque está mais distante da nascente, ou rio abaixo.essa área também está mais próxima do nível do mar do que o Alto Egito.A característica geográfica dominante do antigo Egito era um vasto deserto dividido pelo Nilo. O rio entalhava uma faixa fértil em toda a extensão do território, e a maioria dos antigos egípcios vivia ao longo dele. Eles chamavam o deserto de deshert, ou "terra vermelha", e a terra das margens do Nilo de kemet, ou "terra preta", que também é o nome que os antigos egípcios usavam para se referir à sua pátria.



Bruna Finger
Bruna Luana
Bruna Wiltgen
Graziela
Letícia
Sabrina Oliveira Rodrigues
Mauricio Klaus

EGITO


A FICHA DO PAÍS

SUPERFÍCIE-----------1 001 449 KM 2
POPULAÇÃO-----------55 000 000 HAB.
CAPITAL---------------CAIRO(13 000 000 HAB)
FORMA DE GOVERNO----- REPÚBLICA PRESIDENCIALISTA
MOEDA----------------LIBRA EGÍPCIA
RELIGIÃO-------------ISLÂMICA (90% DA POPULAÇÃO)
LÍNGUA OFICIAL---------ÁRABE



Bruna Finger
Bruna Luana
Bruna Wiltgen
Grasiela
Letícia Oliveira Rodrigues
Sabrina Gonçalvez
Mauricio Klaus